Uma vivência com os contos tradicionais

Aprendendo a contar histórias

Desde que conheci os Contos Sufis, em 1987, me apaixonei pelos Contos e Histórias Tradicionais. Dessa paixão, que veio a se tornar minha segunda profissão, nasceram sete espetáculos: “Boca a Boca – A Antiga Arte de Contar Histórias”, “Boca a Boca II” e “Contos da Terra dos Mil Povos”, para adultos e “Caldeirão de Histórias”, “Histórias da Mãe África”, “A Polegarina e Outras Histórias” e “Histórias de Medo”, para crianças, além de um mix deles, “Histórias para Encantar Crianças e Adultos”.

As histórias, mais do que uma opção para os Atores, são uma inspiração, uma opção para a vida, para novas descobertas internas e alento para a alma. Para mim, são uma das mais belas possibilidades de ensinar à alma (ou seria relembrar?) as coisas realmente importantes da vida, possibilitando descobertas que geram compreensão e felicidade.

Nas sociedades primitivas, onde não havia escolas formais, nem consultórios médicos e psicológicos, todo o conhecimento era passado oralmente. Não existiam profissões instituídas de educador e terapeuta. Esse papel era exercido por um Mestre, um Sacerdote, um Curandeiro ou um Pajé, que eram grandes “contadores de histórias”. Assim, os antigos sábios passavam conhecimento e também “curavam” através da palavra, utilizando os contos como um “remédio, para o corpo e para a alma”.

Como “uma chave”, elas são capazes de abrir portas do inconsciente e trazer luzes de percepção que nos permitem encontrar saídas inteligentes, intuitivas e inusitadas, resgatando a alegria e o prazer que enchem o coração e a alma das pessoas.

Nossa proposta é o encantamento através de uma vivência com os Contos e Histórias Tradicionais resgatando o Contador de Histórias que há em cada um!

O Curso é indicado a professores, estudantes, atores, contadores de histórias, animadores culturais, profissionais liberais, psicólogos, terapeutas e todas as pessoas interessadas em contar bem uma história e queiram “colocar mais alma em tudo o que fazem!”. Pessoas interessadas em processos de desinibição, em melhoria do trabalho em Grupo, reciclagem profissional ou simplesmente tenham interesse pelos valores profundos e pelos “mistérios” da alma humana! 

PEQUENO CURRÍCULO:

Estreou em Teatro em 1976 em Viva o Cordão Encarnado, e, com o Diretor Luiz Mendonça fez: Cancão de Fogo, Lampião no Inferno e O Bom Burguês, sendo indicada a Atriz Revelação. Ainda em Teatro: Se Chovesse Vocês Estragavam Todos, A Resistência, O Avesso do Avesso, Besame Mucho, Direita Volver, A Bela Madame Vargas, A Volta Por Cima, Os Inimigos Não Mandam Flores, À Noite Todas as Gatas São Pardas, Intensa Magia. Com os Diretores: Clóvis Levi, Aderbal Freire Filho, Domingos Oliveira, Cécil Thiré, Zé Renato, Carlos Alberto, Cacá Mourthé, Aracy Cardoso. 

TV GLOBO – Novelas: Ciranda de Pedra, Final Feliz, Direito de Amar, Salomé, Sonho Meu, Quem é Você, Paraíso Tropical, Cama de Gato, TITITI, Sangue Bom, A Lei do Amor,além de Programas de Humor, Especiais e uma participação na Série: “Sob Pressão”.

Como Contadora de História, pesquisa, produz e interpreta espetáculos para crianças e adultos. Para crianças: “Caldeirão de Histórias”, “Histórias da Mãe África”, “A Polegarina e Outras Histórias” e “Histórias de Medo”. Para adultos: “Boca a Boca – A Antiga Arte de Contar Histórias”, “Boca a Boca II” e “Contos da Terra dos Mil Povos”. Esteve em Portugal, com dois espetáculos adultos e no “Ano do Brasil em Portugal”, com os infantis: “Histórias da Mãe África” e “Histórias de Medo”.

Site: www.priscilacamargo.com.br.